20/08/2021 às 09h09min - Atualizada em 20/08/2021 às 09h09min

​Acordo com canadenses visa implantar usina de tratamento de resíduos sólidos

    A empresa Conatus Ambiental, com sede em Mogi Guaçu, assinou nesta semana um memorando de entendimento com a companhia Emergent Waste Solutions (EWS), do Canadá.  Trata-se do primeiro passo para um acordo de negócios entre as duas empresas.
   O objetivo do projeto é implantar uma usina de tratamento de resíduos sólidos na região com capacidade de processar até 15 toneladas diariamente, transformando estes descartes em novos produtos para uso na indústria e na agricultura. O acordo também prevê o direito de preferência da Conatus Ambiental no uso desta tecnologia em toda a América do Sul.
   “As empresas trabalharão em conjunto para construir um plano de negócios sólido que levará em consideração as condições brasileiras em termos de investimentos, impostos e despesas com pessoal, licenças ambientais, matérias-primas, terra e construção”, explica o diretor de tecnologia da Conatus Ambiental, José Renato Lanzi Martini.
   Segundo ele, é previsto que os resultados desta parceria sejam conhecidos até a segunda quinzena de setembro, ocasião em que os dados serão apresentados para grupos de investidores em tecnologias ambientais.
   José Renato comenta ainda que o projeto terá grande impacto na região. “O projeto, além de reduzir os impactos ambientais, prevê a geração de empregos diretos e indiretos. A alta tecnologia empregada no processo produtivo vai atrair mão de obra qualificada e trará benefícios de longo prazo para as cidades no entorno”, ressalta. “A expectativa é que com a parceria consolidada sejam atraídos investimentos de US$ 10 milhões para a região”, acrescentou.
    Para o CEO da EWS, Kevin Hull, a empresa canadense teve sorte ao estabelecer parceria com a Conatus Ambiental. “Com grande conhecimento no segmento ambiental no Brasil, que é o maior país da América do Sul, a Conatus Ambiental vai impulsionar a expansão para outras plantas no país e outros países latinos”, destaca.
 
OS PARCEIROS
   A Conatus Ambiental foi fundada com a proposta de possibilitar a economia circular usando os princípios de química verde. O objetivo principal da empresa é reduzir o impacto ambiental das atividades agrícolas e industriais. 
   A empresa desenvolveu fortes relações com institutos de pesquisa e outras empresas para utilizar resíduos como fonte de matéria-prima para fabricação de produtos de alto valor agregado para aplicações ambientais, como fertilizantes mais eficientes, catalisadores e tecnologias de purificação de água.
   Já a EWS é uma empresa canadense proprietária da tecnologia ATS – Advanced Thermolosys System (Sistema de Termólise Avançada). A ATS é um método inovador, seguro e eficiente para conversão de resíduos diversos em produtos vendáveis, como carvões ativados, negro de fumo, biocarvões e energia. A primeira planta está localizada no Canadá.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp