18/08/2021 às 07h15min - Atualizada em 18/08/2021 às 07h15min
‘Câmara Itinerante’ propõe levar sessões legislativas para os bairros
‘Câmara Itinerante’ é o programa proposto pelo vereador Guilherme de Sousa Campos (Cidadania) para que seja instituído no legislativo guaçuano por meio do Projeto de Resolução 15. O objetivo da iniciativa é a integração da comunidade junto às ações do Poder Legislativo Municipal. O projeto ainda precisa ser votado e aprovado em plenário para que o programa seja aplicado.
Pela proposta do presidente da Casa, as reuniões da Câmara Itinerante terão caráter informal, no intuito obter subsídio junto à população para intermediar os seus reais anseios perante o Poder Executivo ou a quem de direito. A ideia é percorrer os bairros do município, de acordo com locais previamente determinados, mediante requerimento aprovado em plenário, com, pelo menos, 15 (quinze) dias de antecedência.
Guilherme propõe que as sessões do programa "Câmara Itinerante" sejam realizadas sempre na terceira quinta-feira do mês, com início às 19h00. Mesmo constituindo uma reunião legislativa de trabalho informal, esta deverá seguir todo um rito pré-estabelecido. No rito, haverá leitura de ofícios e indicações, bem como debates livres, com uso da palavra de representantes da comunidade local e as autoridades, inscritos previamente em livro próprio.
O Projeto de Resolução prevê a participação de até três oradores, com o tempo de fala de 10 minutos para cada um. Se houver mais de três interessados na utilização da palavra, a Mesa Diretora deliberará sobre a preferência de uso. Os vereadores inscritos também poderá usar a palavra por 10 minutos.
Em todas as reuniões de trabalho, serão convidados a participar as lideranças comunitárias, assim como os agentes públicos que residam em cada região, bem como profissionais liberais, empresários, autoridades classistas, políticas, da segurança e judiciárias.
As reuniões serão organizadas pelo Presidente da Câmara, com apoio e participação das entidades representativas dos moradores e das escolas instaladas em cada uma das regiões. A Câmara disponibilizará funcionários, assim como equipamentos que serão instalados onde se realizará a ‘Câmara Itinerante’.
Uma equipe da Câmara, composta pela Assessoria de imprensa e pela Direção Geral, fará antecipadamente visita ao local definido para a realização do evento, a fim de conhecer suas condições físicas e estruturais, para oportunamente instalar o equipamento e o fornecimento de material necessário. As reuniões poderão ser transmitidas via web, a partir de Iink a ser criado e mantido no site oficial da Câmara.
Dentre os objetivos do programa, Guilherme destaca a aproximação do vereador com a população de cada região urbana e rural, abrindo a perspectiva de trabalharem juntos a partir da discussão comum dos problemas que envolvem o Município, além de propiciar ao Vereador a oportunidade de conhecer de perto o comportamento de cada comunidade, suas reações, opiniões e anseios.