02/08/2021 às 10h27min - Atualizada em 02/08/2021 às 10h27min

Proposta de Judite prevê ações de combate à evasão escolar

    Tramita pelas comissões internas da Câmara Municipal o projeto de lei de autoria da vereadora Judite de Oliveira (PTB), que prevê a instituição da Semana Municipal de Combate à Evasão Escolar em Mogi Guaçu. O objetivo central da propositura é garantir a permanência de crianças e adolescentes no contexto escolar, já que a evasão escolar é um problema que acarreta consequências negativas. Proposta precisa ser aprovada em plenário e sancionada pelo prefeito Rodrigo Falsetti (Cidadania) para virar lei.
    Pela iniciativa, a vereadora propõe que a Semana Municipal de Combate à Evasão Escolar ocorra anualmente na segunda semana do mês de agosto, passando a integrar o Calendário de Eventos Oficiais do Município. E para assegurar a permanência de crianças e adolescentes na escola, Judite apresenta uma série de ações, entre elas conscientizar educadores, famílias, adolescentes e crianças quanto à importância de educação formal; e criar um espaço para combate e reflexão que definam metas e caminhos, para que jovens atinjam seus objetivos profissionais,
    Também são propostas da vereadora prover a formação de cidadão, críticos e conscientes de suas responsabilidades e de seus direitos; Identificar as diferenças cognitivas, de saúde, de transportes, situação familiar, entre outras; Buscar novos recursos pedagógicos e utilizá-los de forma criativa; diminuir a defasagem idade e série; e promover iniciativas positivas no atendimento às necessidades dos alunos e junto aos familiares dos alunos a fim de incentivar e demonstrar a importância de manter os filhos nos bancos escolares. 
    Judite ainda inclui no projeto que o Poder Executivo poderá, em conjunto com as Secretarias envolvidas, envidar esforços para realização de eventos e atividades que possam fomentar a Semana Municipal de Combate à Evasão Escolar, no sentido de divulgar e ampliar o senso crítico de país, crianças e adolescentes, educadores e demais participantes.
    Ao justificar a iniciativa,  vereadora lamenta que a evasão escolar, considerado um problema crônico em todo o Brasil, seja passivamente assimilada e tolerada por escolas e sistemas de ensino. Para ela, são várias as causas que levam a criança e o adolescente a se evadirem das escolas, como necessidade de trabalho do aluno, como forma de complementar a renda da família, baixa qualidade do ensino, que desestimula a frequência escolar, dentre outras.
    Judite alerta para as ‘consequências desastrosas’ da evasão escolar, como o ingresso cada vez mais precoce de crianças e adolescentes na criminalidade. Assim, o combate à evasão escolar surge como um eficaz instrumento de prevenção e combate à violência e à imensa desigualdade social que assola o Brasil, beneficiando assim toda a sociedade.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp