26/06/2021 às 08h11min - Atualizada em 26/06/2021 às 08h07min

Saúde Bucal x Coronavírus: o que você precisa saber!

Mais do que nunca a saúde bucal tem um grande destaque em meio a pandemia. Estudos indicam que a mucosa da cavidade oral pode ser uma via de alto risco em potencial para a infecção da COVID-19.
Visto que a boca é uma das portas principais de entrada do vírus, a boa higienização da mesma pode evitar, principalmente, problemas pulmonares, que tornam o vírus ainda mais perigoso. Em pacientes já contaminados, a higiene bucal pode prevenir maiores complicações à saúde. Além disso, diversos estudos já comprovaram a eficácia do cuidado com a saúde bucal na prevenção de outras doenças como as cardíacas, depressão diabetes, hipertensão arterial, câncer, entre outras.
“O coronavírus infecta células nas vias aéreas e nos pulmões, ao contrário dos vírus da gripe que começam com o nariz e a garganta. Além de minúsculas partículas inaladas no ar, o coronavírus atinge essas células através de fluido no nariz ou na garganta que segue pela sua garganta e desliza pela traqueia. Manter a boca e a garganta livres de patógenos infecciosos ao longo do dia e antes de dormir à noite é ainda mais fundamental neste momento”, explica o cirurgião dentista Luciano Maia.
Manter uma boa higiene bucal é importante forma de prevenção de várias doenças, como já vimos, mas não podemos nos esquecer de ter também o cuidado redobrado com a higiene das mãos, que é de extrema importância, usando os protocolos corretos antes de higienizar a boca.
"Como as mãos são imprescindíveis para o uso do fio dental, do higienizador de língua e da escova de dentes, é importante que estejam bem higienizadas antes de levarmos à cavidade bucal, pois o vírus causador da Covid 19 tem sua transmissão ligada às mãos devido ao contato com superfícies ou pessoas contaminadas. Se pudermos reduzir a quantidade de vírus na boca, talvez possamos também reduzir a alta taxa de infecção”, completa o especialista.
Algumas dicas podem nos ajudar com a prevenção de doenças, como a troca de escova dental, que deve ser feita sempre que uma pessoa estiver se recuperando de alguma infecção, para evitar risco de reinfecção, além da importância do uso de fio dental e enxaguante bucal. Outra dica importante é a forma correta de cuidar de nossas escovas dentais e nossos higienizadores de língua, mantendo-os imersos em solução desinfetante à base de água e enxaguante bucal.
Os enxaguantes bucais auxiliam na higiene oral, mas não funcionam como substitutos à escovação dentária e ao uso do fio dental. É preciso também tomar cuidado com o compartilhamento do creme dental, pois ele pode ser um facilitador da contaminação cruzada.
“Essas medidas específicas para a higiene bucal devem ser levadas para o resto da vida, já que a qualquer momento as pessoas podem ser infectadas por algum tipo de vírus, mesmo que não seja o da Covid 19”, finaliza o especialista.
 
Sobre Luciano Maia
Aristeu Luciano Salume e Maia é graduado em Odontologia pela Universidade de Itaúna/MG (2003), especialista em Ortodontia pela Uningá (Maringá-PR) em 2008 e Mestrando em Prótese e Reabilitação Oral pela Faculdade São Leopoldo Mandic (Campinas/SP), e inscrito no CROSP 87615.
 

 Serviço
LM Odontologia Moderna
CROSP Clínica 20546
Rua Mário Piovesani, 146 - Martim Francisco
Mogi Mirim – SP
Fone: (19) 3805.1332
WhatsApp: +55 19 98939-7607
Funcionamento: 8h30 às 12h00 e das 13h30 às 19h00
Instagram: dr_lucianomaia
 

 
 
Link
Odontologia & Saúde

Odontologia & Saúde

Aristeu Luciano Salume e Maia é graduado em Odontologia pela Universidade de Itaúna/MG, especialista em Ortodontia pela Uningá (Maringá-PR).

Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp