17/06/2021 às 08h42min - Atualizada em 17/06/2021 às 08h38min

​A Biossegurança na Odontologia

    A biossegurança é um conjunto de normas e medidas necessárias para a manipulação de agentes e materiais biológicos, visando prevenir, reduzir, controlar e eliminar riscos que possam comprometer a saúde e o meio ambiente.
    Na odontologia esse é um assunto que sempre foi muito importante, e ganhou mais força e novos procedimentos ainda mais seguros neste período de pandemia.
    É preciso ser cuidadoso e responsável, adotando medidas para manter a segurança tanto do paciente quanto do profissional, explica Dr. Luciano Maia.
    A conscientização da equipe de trabalho é muito importante, pois todos tem que estar unidos nessas prevenções, e devem participar de treinamento e orientações constantes sobre biossegurança.
    Além da limpeza e desinfecção do local, o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) é fundamental, pois proporcionam a segurança individual e ajudam a evitar propagações e diminuir as chances de contaminação. Entre os mais importantes temos os jalecos, aventais descartáveis, os óculos de proteção, as luvas descartáveis, as máscaras, os gorros e os calçados de segurança.
    A higienização de todos os instrumentos, equipamentos e também de produtos utilizados nos atendimentos odontológicos é fundamental para evitar a contaminação cruzada entre pacientes, completa Dr. Luciano Maia.
   É muito importante lembrar que o uso de luvas não dispensa a higienização das mãos. Elas devem ser lavadas antes e depois de qualquer atendimento a pacientes e também antes e depois de vestir luvas.
Não podemos esquecer do descarte correto do lixo e das medidas preventivas, com ações constantes de biossegurança, para sempre manter o ambiente de trabalho saudável.
    Os profissionais da odontologia – assim como todos os profissionais da saúde – precisam estar com a vacinação em dia para garantir sua imunização contra algumas das principais doenças infecciosas também. O acompanhamento deve ser frequente, pois existem vacinações que precisam ser refeitas todo ano, mesmo enquanto outras são definitivas.
    A Biossegurança é o primeiro passo necessário para que um consultório odontológico seja considerado seguro, confiável e de qualidade. Através dela, é possível garantir não só os direitos do paciente como também a segurança no ambiente de trabalho, do dentista e de sua equipe. Fique atento a isso e procure sempre profissionais qualificados e clínicas que valorizam a saúde de seus profissionais e pacientes, finaliza Dr. Luciano.
 
Sobre Luciano Maia
Aristeu Luciano Salume e Maia é graduado em Odontologia pela Universidade de Itaúna/MG (2003), especialista em Ortodontia pela Uningá (Maringá-PR) em 2008 e Mestrando em Prótese e Reabilitação Oral pela Faculdade São Leopoldo Mandic (Campinas/SP), e inscrito no CROSP 87615.
 

Serviço
LM Odontologia Moderna
CROSP Clínica 20546
Rua Mário Piovesani, 146 - Martim Francisco
Mogi Mirim – SP
Fone: (19) 3805.1332
WhatsApp: +55 19 98939-7607
Funcionamento: 8h30 às 12h00 e das 13h30 às 19h00
Instagram: dr_lucianomaia
 
Link
Odontologia & Saúde

Odontologia & Saúde

Aristeu Luciano Salume e Maia é graduado em Odontologia pela Universidade de Itaúna/MG, especialista em Ortodontia pela Uningá (Maringá-PR).

Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp