01/06/2021 às 18h08min - Atualizada em 01/06/2021 às 18h00min

Ansiedade x Bruxismo: a pandemia pode afetar nossos dentes!

    Já em evidência no cotidiano, a ansiedade e o estresse estão mais presentes do que nunca na pandemia, devido à apreensão do momento e ao isolamento social, e acabam ganhando mais espaço em nosso dia a dia. Isso pode ser muitas vezes evidenciado pelo aumento dos casos de dentes fraturados, que ocorrem em sua maioria pelo bruxismo, além do aumento também das dores na face.
    “O número de pacientes que nos procuram com queixas de dores aumentou consideravelmente, e o bruxismo, em consequência de ansiedade e estresse, está afetando cada vez mais a população . As sequelas emocionais da Covid19 estão causando grande impacto em muitos pacientes”, conta Dr. Luciano Maia, especialista em Ortodondia, mestrando em Prótese e Reabilitação Oral.
    O bruxismo pode ser definido como o hábito de ranger os dentes ou apertá-los de forma subconsciente, muitas vezes chegando a quebrá-los. O apertamento dentário (Bruxismo Excêntrico) ocorre principalmente durante o dia, e o ranger dos dentes (Bruxismo Cêntrico) ocorre durante o sono, geralmente em atividades que exigem bastante esforço físico ou mental, e pode causar vários sintomas como hipertrofia dos músculos da mastigação, dores na face e na cabeça, cansaço, alterações no sono, além de dentes fraturados.
    "É uma manifestação que está associada ao estilo de vida, à ansiedade e à tensão na rotina diária das pessoas e, à noite, está vinculada à má qualidade do sono”, completa o especialista.
    O estudo de fatores etiológicos do bruxismo, como a ansiedade, é de fundamental importância para melhorar a compreensão desse hábito. Além de auxiliar o correto diagnóstico e permitir um tratamento efetivo, é importante uma abordagem multidisciplinar dessa disfunção, e por se tratar de uma alteração com grande poder de destruição dentária e sintomatologia dolorosa, o bruxismo deve ser diagnosticado o mais rápido possível, objetivando a restituição da qualidade de vida.
   A diminuição do estresse, a tentativa de minimizar implicações negativas e promover a saúde física e mental, é de fundamental prioridade. Precisamos nos readaptar e aprender a lidar com as perdas e as transformações, evitando deixar reflexos em nossa saúde bucal.
    “Ao apresentar os sintomas característicos do problema é indicado que a pessoa procure um especialista para verificar qual o tratamento apropriado que proporcione rapidamente alívio e mais saúde para o paciente”, finaliza Dr Luciano.

Sobre Luciano Maia
Aristeu Luciano Salume e Maia é graduado em Odontologia pela Universidade de Itaúna/MG (2003), especialista em Ortodontia pela Uningá (Maringá-PR) em 2008 e Mestrando em Prótese e Reabilitação Oral pela Faculdade São Leopoldo Mandic (Campinas/SP), e inscrito no CROSP 87615.

 
Serviço
LM Odontologia Moderna
CROSP Clínica 20546

Rua Mário Piovesani, 146 - Martim Francisco
Mogi Mirim – SP
Fone: (19) 3805.1332
WhatsApp: +55 19 98939-7607
Funcionamento: 8h30 às 12h00 e das 13h30 às 19h00

Instagram: dr_lucianomaia
Link
Odontologia & Saúde

Odontologia & Saúde

Aristeu Luciano Salume e Maia é graduado em Odontologia pela Universidade de Itaúna/MG, especialista em Ortodontia pela Uningá (Maringá-PR).

Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp